Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva

Definição

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é uma condição de saúde mental na qual a pessoa preocupa-se com regras, método e controle.

Nomes alternativos

Transtorno de personalidade – obsessivo-compulsiva

Causas

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva tende a ocorrer em famílias; portanto, genes parecem estar envolvidos. A infância ou o ambiente de uma pessoa também podem influenciar.

Este transtorno afeta tanto homens quanto mulheres, mas ocorre com maior frequência em homens.

Sintomas

O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva possui alguns dos mesmos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). No entanto, pessoas com TOC têm pensamento indesejados, enquanto pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva acreditam que seus pensamentos estão corretos. Além disso, com frequência o TOC começa na infância, enquanto o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva começa na adolescência ou por volta dos vinte anos.

Pessoas com TOC ou transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva têm alto desempenho e sentem urgência com relação a suas ações. Podem ficar muito aborrecidos se outras pessoas interferem em suas rotinas rigorosas. Podem não ser capazes de expressar a sua raiva diretamente. Pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva têm sentimentos que eles consideram mais adequados, como ansiedade e frustração.

Uma pessoa com este transtorno tem sintomas de perfeccionismo que normalmente começam no início da fase adulta. Este perfeccionismo pode interferir na capacidade da pessoa de concluir tarefas, porque seus padrões são muito rigorosos. Elas retraem-se emocionalmente quando não são capazes de controlar uma situação. Isto interfere com a sua capacidade de resolver problemas e criar relacionamentos próprios.

Outros sinais do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva incluem:

  • Devoção excessiva ao trabalho
  • Incapacidade de jogar coisas no lixo, mesmo que os objetos não tenham valor
  • Falta de flexibilidade
  • Falta de generosidade
  • Não ter vontade de permitir que outras pessoas façam coisas
  • Não ter vontade de mostrar afeto
  • Preocupação com detalhes, regras e listas

Sinais e exames

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é diagnosticado por meio de uma avaliação psicológica que considera o histórico e a gravidade dos sintomas.

Tratamento

Medicamentos podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. Acredita-se que a psicoterapia seja o tratamento mais eficaz para o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. Em alguns casos, a combinação de medicamentos com a psicoterapia é mais eficiente que os tratamentos separados.

Expectativas (prognóstico)

O resultado para o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva tende a ser melhor que de outros transtornos de personalidade. A rigorosidade e o controle do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva podem prevenir muitas complicações como o abuso de drogas, que é comum em outros transtornos de personalidade.

O isolamento social e a dificuldade de lidar com a raiva, comuns no transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, podem levar à depressão ou à ansiedade numa fase posterior da vida.

Complicações

Complicações podem incluir:

  • Ansiedade
  • Depressão
  • Dificuldade de crescer em situações da carreira profissional
  • Dificuldades de relacionamento

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico ou um profissional de saúde mental se você ou alguém que você conhece possui sintomas do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.