Síndrome alcoólica fetal

Definição

A síndrome alcoólica fetal caracteriza-se por problemas físicos, mentais e de crescimento que podem ocorrer em um bebê quando a mãe consume álcool durante a gestação.

Nomes alternativos

Álcool na gravidez; Defeitos de parto relacionados ao álcool; Efeitos fetais do álcool; SAF; Desordens do espectro alcoólico fetal; Alcoolismo – síndrome alcoólica fetal

Causa

Uso de álcool durante a gestação pode causar os mesmos riscos do uso do álcool de forma geral. Entretanto, coloca riscos adicionais para o bebê em gestação. Quando uma mulher grávida consome álcool, ele facilmente passa pela placenta para o feto. Por causa disso, beber álcool pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Uma mulher grávida que consome qualquer quantidade de álcool corre o risco de ter um bebê com a síndrome alcoólica fetal. Não foi estabelecido um nível seguro para o consumo de álcool durante a gravidez. Beber grandes quantidades de uma vez é mais prejudicial que consumir pequenas quantidades de álcool.

O momento do consumo do álcool durante a gravidez também é importante. O álcool parece ser mais prejudicial durante os três primeiros meses de gestação. Entretanto, consumir álcool em qualquer momento da gravidez pode ser prejudicial.

Sintomas

Um bebê com a síndrome alcoólica fetal pode ter os seguintes sintomas:

  • Baixo crescimento enquanto o bebê está no útero e depois do nascimento
  • Tônus muscular reduzido e baixa coordenação
  • Retardo nos marcos do desenvolvimento

Sinais e exames

Um exame físico do bebê pode mostrar um sopro cardíaco ou outros problemas cardíacos. Um defeito comum é uma comunicação entre as câmaras direita e esquerda do coração.

Há ainda defeitos da face e dos ossos, incluindo:

  • Olhos estreitos e pequenos
  • Cabeça e mandíbula superior pequenas
  • Sulco liso no lábio superior e lábio superior fino e liso

Os exames incluem:

  • Nível de álcool no sangue de mulheres grávidas que mostram sinais de estarem embriagadas (intoxicadas)
  • Estudos de imagem cerebrais (tomografia computadorizada ou ressonância magnética) após o nascimento da criança
  • Ultrassom gestacional

Tratamento

Mulheres gestantes ou que estão tentando engravidar devem evitar o consumo de qualquer quantidade de álcool. Mulheres grávidas com alcoolismo devem procurar programas de reabilitação ao consumo de álcool e devem ser acompanhadas de perto por um médico durante a gestação.

Grupos de apoio

Organizações como Alcoólicos Anônimos (www.alcoolicosanonimos.org.br) podem oferecer assistência e ser boa fonte de informação.

Expectativas (prognóstico)

O resultado para crianças com a síndrome alcoólica fetal varia. Quase nenhum destes bebês tem um desenvolvimento cerebral normal.

Bebês e crianças com a síndrome alcoólica fetal podem ter muitos problemas diferentes, que podem ser difíceis de lidar. Crianças saem-se melhor quando são diagnosticadas cedo e encaminhadas para uma equipe médica que possa trabalhar em estratégias educacionais e comportamentais adequadas às necessidades da criança.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte o seu médico se você tem consumido álcool regularmente ou com intensidade e está tendo dificuldades em reduzir ou parar. Além disso, consulte-o se você estiver consumindo álcool em qualquer quantidade durante a gestação ou se está tentado engravidar.

Prevenção

Evitar o consumo de álcool durante a gestação previne a síndrome alcoólica fetal. Um aconselhamento pode ajudar mulheres que já tiveram filhos com a síndrome.

Mulheres sexualmente ativas que bebem álcool intensamente devem utilizar métodos contraceptivos e controlar o seu comportamento com relação à bebida, ou interromper o consumo de álcool antes de tentar engravidar.