Sinal de Nikolsky

Definição

O sinal de Nikolsky é um achado em que as camadas externas da pele se descolam das camadas internas quando esfregadas levemente.

Considerações

Seu médico pode usar uma borracha ou o dedo para testar o sinal de Nikolsky. A pele é pressionada e puxada para o lado, ou é feito um movimento giratório com a borracha várias vezes, indo e voltando.

Se o resultado do teste for positivo, haverá desprendimento da camada superficial fina, deixando a pele rosa, úmida e geralmente muito sensível.

Um resultado positivo é geralmente um sinal de doença bolhosa da pele. As pessoas com o sinal positivo têm a pele flácida que desliza livremente das camadas subjacentes quando esfregada.

Causas

O sinal de Nikolsky pode ser frequentemente observado em pessoas com:

  • Condições autoimunes como pênfigo vulgar
  • Infecção bacteriana como a síndrome da pele escaldada
  • Reação medicamentosa como eritema multiforme

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se você ou seu filho desenvolver um descolamento doloroso da pele, acompanhado de vermelhidão e bolhas sem razão aparente (por exemplo, uma queimadura solar).

O que esperar da consulta médica

As afecções associadas ao sinal de Nikolsky são graves. Algumas pessoas precisarão de internação hospitalar. Seu médico fará perguntas sobre seu histórico médico e realizará um exame físico. Você poderá receber tratamento com líquidos e antibióticos por via intravenosa.

O tratamento depende da causa da condição.