Definição
Retrações intercostais são movimentos para dentro dos músculos entre as costelas. As retrações normalmente são um indicativo de dificuldade respiratória.
As retrações intercostais são uma emergência médica.
Nomes alternativos
Retrações dos músculos do tórax
Considerações
A parede torácica é flexível, o que permite a respiração normal. O tecido que fixa as costelas ao esterno (o osso no meio do tórax) é chamado cartilagem.
Os músculos intercostais são aqueles entre as costelas. Durante a respiração, esses músculos se contraem e empurram a caixa torácica para cima, enquanto o diafragma se move para baixo. Isso expande o tórax, enchendo de ar os pulmões.
Retrações intercostais são causadas pela diminuição da pressão de ar dentro do tórax. Isso pode acontecer se as vias aéreas superiores (traqueia) ou as pequenas vias aéreas dos pulmões (bronquíolos) ficarem parcialmente bloqueadas. Como resultado, os músculos intercostais são sugados para cima, entre as costelas. Isso é um sinal de obstrução das vias aéreas. Doenças ou condições que provocam restrição das vias aéreas podem causar retração intercostal.
Causas
Retrações intercostais podem ser causadas por:
- Uma reação alérgica sistêmica e grave chamada anafilaxia
- Asma
- Edema e acúmulo de muco nas pequenas vias aéreas do pulmão (bronquiolite)
- Dificuldade respiratória e tosse de cachorro (crupe)
- Inflamação do tecido que cobre a traqueia
- Corpo estranho na traqueia
- Pneumonia
- Síndrome da angústia respiratória do recém-nascido
- Acúmulo de pus na parte de trás da garganta (abscesso retrofaríngeo)
Quando contatar um profissional de saúde
Procure ajuda médica imediatamente se ocorrerem retrações intercostais. Isso pode ser um sinal de obstrução das vias aéreas, o que pode rapidamente se tornar uma ameaça à vida.
Também procure por cuidados médicos se a pele, lábios ou bases das unhas ficarem azuladas ou se a pessoa ficar confusa, sonolenta ou tiver dificuldade de acordar.
O que esperar da consulta médica
Em situações de emergência, a equipe médica primeiramente tomará medidas para ajudar o paciente a respirar. Isso pode incluir oxigênio, medicamentos para reduzir o inchaço e outros tratamentos.
Quando a pessoa estiver estável, o médico realizará um exame clínico para determinar a causa da obstrução das vias aéreas. Serão feitas perguntas sobre os sintomas e o histórico médico da pessoa, incluindo:
- Quando o problema começou?
- Está melhorando, piorando ou está da mesma forma?
- Isso acontece o tempo todo?
- Você notou qualquer coisa importante que possa ter causado a obstrução das vias aéreas?
- Quais outros sintomas estão presentes, como pele azulada, chiados, sons agudos durante a respiração, tosse ou dor de garganta?
- Você aspirou alguma coisa para dentro das vias aéreas?
Os exames diagnósticos podem incluir:
- Gasometria do sangue arterial
- Radiografia do tórax
- Hemograma completo
- Oximetria de pulso para medir o nível de oxigênio no sangue