Definição
Pulgas são pequenos insetos que se alimentam de sangue de humanos, cães, gatos e outros animais de sangue quente.
Nomes alternativos
Pulicose; Pulga de cachorro; Sifonápteros
Causas
As pulgas preferem viver em cães e gatos. No entanto, elas também podem ser encontradas em seres humanos e outros animais.
Donos de animais de estimação podem não ser incomodados por pulgas até que o animal tenha saído de casa por um longo período. As pulgas procurarão outras fontes de alimento, começando a picar seres humanos. As picadas ocorrem frequentemente ao redor do pulso, tornozelos, axilas e na dobra dos cotovelos e joelhos.
Sintomas
Os sintomas da picada de pulga incluem:
- Pequenos nódulos vermelhos, geralmente três, que coçam muito
- Bolhas se a pessoa tem alergia a picadas de pulgas
- Lesões localizadas na maioria das vezes nos braços, pernas e lugares onde as roupas são mais apertadas, como coxa e a cintura
Sinais e exames
O diagnóstico geralmente pode ser feito quando o médico examina a pele onde estão as picadas. Ele poderá perguntar sobre o contato com animais, como gatos e cachorros.
Em casos raros, uma biópsia de pele é feita para descartar outros problemas de pele.
Tratamento
Seu médico poderá receitar uma solução de hidrocortisona a 1% para aliviar a coceira. Anti-histamínicos administrados via oral também podem ajudar com a coceira.
Complicações
Coçar a lesão pode levar à infecção da pele.
Prevenção
A prevenção nem sempre é possível. A meta de tratamento é se livrar das pulgas. Isso pode ser feito tratando a casa, animais de estimação e áreas externas com produtos químicos (pesticidas). Crianças pequenas não devem estar em casa quando os pesticidas forem aplicados. Pássaros e peixes devem ser protegidos quando os produtos químicos forem borrifados. Inseticidas e coleiras antipulga nem sempre funcionam contra as pulgas. Se os tratamentos domiciliares não funcionarem, será preciso chamar um profissional para ajudar no controle da praga.