Presença de dentes ao nascimento

Definição

Dentes natais são dentes que já estão presentes no momento do nascimento. Eles são diferentes dos dentes neonatais, que nascem durante os 30 primeiros dias após o nascimento.

Nomes alternativos

Dentes fetais; Dentes congênitos; Dentição precoce

Considerações

Os dentes natais são incomuns. Os dentes natais geralmente se desenvolvem na gengiva inferior, na qual os dentes incisivos centrais aparecerão. Eles têm pouca estrutura de raiz e estão presos à ponta da gengiva pelo tecido mole e muitas vezes são instáveis.

Os dentes natais geralmente não são bem formados, mas são firmes o suficiente para que, devido à sua colocação, possam causar irritação e ferimento na língua do bebê durante a amamentação. Os dentes natais também podem ser desconfortáveis para a mãe ao amamentar.

Frequentemente, os dentes natais são removidos logo após o nascimento enquanto o recém-nascido ainda está no hospital, especialmente se o dente estiver mole e a criança correr o risco de aspirar o dente.

Causas

Na maioria das vezes, os dentes natais não estão relacionados a uma doença. Contudo, às vezes eles podem estar associados a:

  • Síndrome de Ellis-van Creveld
  • Síndrome de Hallermann-Streiff
  • Síndrome de Pierre-Robin
  • Síndrome de Soto

Cuidados em casa

Se os dentes não forem removidos, mantenha-os limpos limpando suavemente as gengivas e os dentes com um pano limpo e úmido. Examine as gengivas e a língua do bebê frequentemente para assegurar que os dentes não estão causando ferimento.

Quando contatar um profissional de saúde

Ligue para o médico se o bebê com dentes natais desenvolver uma ferida na língua ou na boca, ou tiver outros sintomas.

O que esperar da consulta médica

O diagnóstico é geralmente feito pelo profissional de saúde durante o primeiro exame do bebê.

Radiografias dentárias podem ser realizadas em alguns casos. Se houver sinais de alguma doença que possa estar associada aos dentes natais, serão realizados exames específicos.