Definição
O Papanicolau é um exame para investigar câncer do colo do útero. Células raspadas da abertura do colo do útero são examinadas com um microscópio. O colo do útero (cérvix) está localizado na parte de baixo do útero, que se abre no topo da vagina.
Nomes alternativos
Exame de Papanicolau; Triagem para câncer de colo de útero – Papanicolau; Neoplasia cervical intraepitelial – Papanicolau; Alterações pré-cancerosas do colo uterino – Papanicolau; Lesão escamosa intraepitelial – Papanicolau; Lesão de baixo grau – Papanicolau; Lesão de alto grau – Papanicolau; Carcinoma in situ – Papanicolau; Células glandulares atípicas – Papanicolau; Células escamosas atípicas – Papanicolau; HPV – Papanicolau; Papilomavírus humano – Papanicolau; Colposcopia – Papanicolau
Como o teste é feito
Você deitará em uma mesa de exame e colocará seus pés em um apoio. O profissional de saúde gentilmente insere um instrumento chamado espéculo dentro da vagina para abri-la um pouco, permitindo a visualização da vagina e do colo do útero.
Uma amostra de células é gentilmente raspada da área do colo do útero, sendo enviada para exame em um laboratório.
Como se preparar para o teste
Diga a seu médico que medicamentos está tomando. Alguns anticoncepcionais que contêm estrogênio ou progesterona podem interferir nos resultados do teste.
Também informe se você:
- Já teve um resultado de Papanicolau anormal
- Puder estar grávida
Nas 24 horas antes do exame:
- Não faça ducha interna (isso nunca deve ser feito)
- Não tenha relações sexuais
- Não use absorvente interno
Evite marcar o Papanicolau enquanto estiver menstruada. O sangue pode tornar os resultados do Papanicolau menos precisos. Se estiver tendo sangramento inesperado não cancele o exame. Seu médico decidirá se o Papanicolau ainda pode ser feito.
Esvazie sua bexiga logo antes do teste.
Como o teste será sentido
O Papanicolau causa pouco ou nenhum desconforto para a maioria das mulheres. No entanto, ele pode causar algum desconforto, similar a cólicas menstruais. Você também pode sentir alguma pressão durante o exame.
Pode haver sangramento leve após o teste.
Por que o teste é feito?
O Papanicolau é um exame de triagem para câncer do colo do útero. A maioria dos cânceres do colo do útero pode ser detectada precocemente se a mulher fizer exames de rotina.
Exames devem começar aos 21 anos.
Após o primeiro teste:
- Você deve fazer um Papanicolau a cada 3 anos.
- Se tiver mais de 30 anos, fizer também um teste de HPV e ambos os testes forem normais, você pode ser testada a cada 5 anos. (HPV é o vírus do papiloma humano, o vírus que causa verrugas genitais e câncer cervical.)
- A maioria das mulheres pode parar de fazer o Papanicolau após os 65 a 70 anos de idade se tiverem 3 testes negativos dentro dos últimos 10 anos.
Você pode não precisar fazer o Papanicolau se fez uma histerectomia total (útero e cérvix removidos) e nunca teve um Papanicolau anormal, câncer cervical ou outro câncer pélvico. Discuta com seu médico.
Valores normais
Um resultado normal significa que não há células anormais presentes. O teste de Papanicolau não é 100% exato. O câncer do colo do útero pode não ser visto em um pequeno número de casos. Na maioria das vezes, o câncer do colo do útero se desenvolve muito lentamente e os exames de Papanicolau devem encontrar alguma mudança a tempo de tratar.
O que um resultado anormal significa
Resultados anormais são agrupados dessa maneira:
ASCUS ou AGUS
- Esse resultado significa que há células atípicas de significância incerta
- As mudanças podem ocorrer devido a HPV
- Também podem significar que há mudanças que podem levar ao câncer
- As células podem ser pré-cancerosas e provenientes de uma região que não seja o colo do útero ou de dentro do útero
LSIL (displasia de baixo grau) ou HSIL (displasia de alto grau):
- Isso significa que mudanças pré-cancerosas podem estar presentes
- O risco de câncer cervical é maior com HSIL
Carcinoma in situ (CIS):
- Esse resultado geralmente significa que as mudanças anormais provavelmente levarão a câncer cervical se não tratadas
Células escamosas atípicas (ASC):
- Mudanças anormais foram encontradas e podem ser HSIL
Células glandulares atípicas (AGC):
- Mudanças nas células que podem levar a câncer são vistas na parte alta do canal cervical ou dentro do útero
Quando o Papanicolau mostrar mudanças anormais, mais testes ou acompanhamento são necessários. O próximo passo depende dos resultados do Papanicolau, seu histórico desse exame e fatores de risco que possa ter para câncer do colo do útero.
Os testes de acompanhamento podem incluir:
- Biópsia guiada por colposcopia. A colposcopia é um procedimento em que o colo do útero é examinado com uma imagem aumentada. Amostras são obtidas durante o procedimento para determinar a extensão do problema.
- Um teste de HPV para checar se há tipos de vírus HPV com maior chance de causar câncer.
- Criocirugia.
- Biópsia em cone.