Definição
Listeriose é uma infecção que pode ocorrer quando um indivíduo ingere alimentos contaminados com uma bactéria chamada Listeria monocytogenes (L. monocytogenes).
Nomes alternativos
Infecção por Listeria; Granulomatose infantisséptica; Listeriose fetal
Causas
A bactéria Listeria monocytogenes é encontrada em animais selvagens, animais domesticados, no solo e na água. Essas bactérias adoecem o animal, levando ao aborto e natimortalidade em animais domésticos.
Legumes, carnes e outros alimentos podem ser infectados pela bactéria se entrarem em contato com solo ou esterco contaminado. Leite cru ou produtos feitos de leite cru podem conter essa bactéria.
Se ingerir produtos contaminados, você pode ficar doente. Os seguintes indivíduos estão sob maior risco:
- Adultos acima de 50 anos de idade
- Adultos com sistema imunológico enfraquecido
- Feto em desenvolvimento
- Recém-nascidos
- Mulheres grávidas
A bactéria frequentemente causa doença gastrointestinal. Em alguns casos, você pode desenvolver infecção no sangue (septicemia) ou inflamação do revestimento cerebral (meningite). Bebês e crianças frequentemente apresentam meningite.
A infecção no início da gravidez pode provocar aborto. A bactéria pode atravessar a placenta e infectar o feto em desenvolvimento. Infecções na gravidez em estágio avançado podem levar à natimortalidade ou morte do bebê em algumas horas após o nascimento. Cerca de metade dos bebês infectados ou próximos de nascer morrem.
Em adultos, a doença pode se apresentar de muitas formas, dependendo do órgão ou sistemas de órgãos infectados. Pode ocorrer como:
- Infecção do coração (endocardite)
- Inflamação do cérebro ou do líquido cefalorraquidiano (meningite)
- Infecção do pulmão (pneumonia)
- Infecção do sangue (septicemia)
- Infecção gastrointestinal (gastroenterite)
A infecção pode também ocorrer em uma forma mais branda, como:
- Abscessos
- Conjuntivite
- Lesão na pele
Sintomas
Em bebês, os sintomas da listeriose podem ser observados nos primeiros dias de vida e podem incluir:
- Perda de apetite
- Letargia
- Icterícia
- Desconforto respiratório (geralmente pneumonia)
- Choque
- Erupção cutânea
- Vômitos
Sinais e exames
Exames laboratoriais podem ser feitos para detectar a bactéria no líquido amniótico, sangue, fezes e urina. Uma cultura do líquido cefalorraquidiano pode ser realizada após uma punção lombar.
Tratamento
Antibióticos (incluindo ampicilina ou sulfametoxazol-trimetoprima) são prescritos para matar a bactéria causadora da infecção.
Expectativas (prognóstico)
A listeriose em fetos ou bebês tem alta taxa de mortalidade. Crianças saudáveis mais velhas e adultos apresentam taxa de mortalidade menor. A doença é menos grave se afetar apenas o trato gastrointestinal. Infecção do cérebro ou do líquido cefalorraquidiano tem prognóstico pior.
Complicações
Bebês que sobrevivem à listeriose podem ter dano cerebral e do sistema nervoso (neurológico) permanente e desenvolvimento atrasado.
Quando contatar um profissional de saúde
Procure seu médico se você ou seu filho apresentar sintomas de listeriose.
Prevenção
Produtos alimentícios como queijos feitos com leite não pasteurizado podem causar a surtos de listeriose. Sempre cozinhe bem os alimentos.
Lave bem as mãos depois de tocar em animais de estimação, animais de fazenda e manusear fezes de animais.
Se você estiver grávida ou querendo engravidar, discuta com o seu médico quais alimentos você deve evitar.