Definição
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um câncer que começa dentro da medula óssea, o tecido gelatinoso que fica dentro dos ossos e que ajuda a formar células sanguíneas. O câncer se desenvolve nas células que, normalmente, formariam glóbulos brancos.
Aguda significa que a doença se desenvolve rapidamente e tem um curso geralmente agressivo.
Nomes alternativos
Leucemia mieloide aguda; LMA; Leucemia granulocítica aguda; Leucemia não linfocítica aguda (LNLA); Leucemia – mieloide aguda (LMA); Leucemia – granulocítica aguda; Leucemia – não linfocítica (LNLA)
Causas
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um dos tipos de leucemia mais comuns entre adultos. Esse tipo de câncer é mais comum em homens.
As pessoas com esse tipo de câncer têm células anormais dentro da medula óssea. Essas células crescem muito rapidamente e substituem as células sanguíneas saudáveis. A medula óssea, que ajuda o corpo a combater infecções, para de funcionar corretamente. As pessoas com LMA se tornam mais propensas a infecções e têm maior risco de hemorragia à medida que o número de células saudáveis diminui.
Na maior parte das vezes, um médico não consegue afirmar o que causou a LMA. No entanto, acredita-se que os seguintes fatores podem levar a alguns tipos de leucemia, incluindo a LMA:
- Distúrbios sanguíneos, incluindo policitemia vera, trombocitemia essencial e mielodisplasia
- Determinadas substâncias químicas (por exemplo, benzeno)
- Determinados medicamentos para quimioterapia, incluindo etoposida e drogas conhecidas como agentes alquilantes
- Exposição a certos produtos químicos e substâncias tóxicas
- Radiação
- Sistema imunológico debilitado (imunossupressão) devido a um transplante de órgãos
Distúrbios genéticos também podem ocasionar o desenvolvimento de LMA.
Sintomas
A LMA não tem sintomas específicos. Os sintomas geralmente são devidos a condições relacionadas e podem incluir:
- Sangramento no nariz
- Sangramento e edema (raro) na gengiva
- Hematomas
- Dor ou sensibilidade nos ossos
- Fadiga
- Febre
- Períodos menstruais de fluxo muito intenso
- Palidez
- Falta de ar (piora com exercícios)
- Lesões ou erupção na pele
- Perda de peso
Sinais e exames
O médico realizará um exame físico. Poderão ser identificados sinais de inchaço no baço, fígado ou linfonodos. Exames complementares incluem:
- Um hemograma completo poderá mostrar anemia e um número baixo de plaquetas. A contagem de leucócitos pode ser baixa, normal ou alta.
- A aspiração ou biópsia da medula óssea mostrará se existem células de leucemia.
Se o médico concluir que você tem esse tipo de leucemia, serão feitos mais exames para determinar o tipo específico de LMA. Subtipos são baseados em mutações genéticas específicas e na aparência das células ao microscópio.
Tratamento
O tratamento envolve o uso de medicamentos quimioterápicos para matar as células cancerosas. A maioria dos subtipos de LMA são tratados da mesma maneira inicialmente, com mais de um medicamento quimioterápico.
A quimioterapia também mata as células normais. Isso pode causar efeitos colaterais, como:
- Aumento do risco de sangramento
- Aumento do risco de infecção (seu médico poderá mantê-lo isolado para evitar infecções)
- Perda de peso (você provavelmente precisará de uma dieta com muitas calorias)
- Lesões na boca
Outros tratamentos de suporte para a LMA incluem:
- Antibióticos para tratar infecções
- Transfusões de glóbulos vermelhos para combater a anemia
- Transfusões de plaquetas para controlar a hemorragia
Transplante da medula óssea ou de células-tronco poderá ser realizado, geralmente após o primeiro ou segundo ciclo de quimioterapia. A decisão em realizar o procedimento é baseada em vários fatores, incluindo:
- A sua idade e o seu estado de saúde
- A sua contagem de glóbulos brancos
- A presença de mutações nas células cancerosas
- A disponibilidade de doadores
Grupos de apoio
Você pode aliviar o estresse da doença ao frequentar um grupo de apoio com pacientes com leucemia. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Expectativas (prognóstico)
Quando a biópsia da medula óssea não mostra evidência de LMA, você é considerado em remissão. A remissão completa ocorre na maioria dos pacientes. O prognóstico depende do estado de saúde geral do paciente e do subtipo celular da LMA.
Remissão não é a mesma coisa que cura. Mais tratamento geralmente é necessário, seja quimioterapia ou transplante de medula óssea.
Com o tratamento, pacientes mais jovens com LMA costumam ter um prognóstico melhor do que o dos pacientes mais velhos. A taxa de sobrevida de cinco anos é muito menor em pacientes mais velhos do que em pessoas jovens. Os especialistas dizem que isso se deve parcialmente ao fato de que o corpo de uma pessoa mais jovem pode tolerar melhor medicamentos quimioterápicos fortes. Além disso, a leucemia em pessoas mais velhas tende a ser mais resistente aos tratamentos disponíveis atualmente.
Se o câncer não voltar (recaída) nos cinco anos após o diagnóstico, você será considerado permanentemente curado.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se você:
- Desenvolver sintomas da LMA
- Tiver LMA e apresentar febre constante que não cede ou outros sintomas de infecção
Prevenção
Se você trabalha próximo a radiação ou substâncias químicas associadas à leucemia, deve usar equipamentos de proteção sempre.