Definição
A leucemia linfocítica crônica (LLC) é um câncer de um tipo de glóbulos brancos denominados linfócitos. Estas células são encontradas na medula óssea e em outras partes do corpo. A medula óssea é o tecido gelatinoso localizado no centro dos ossos, responsável pela formação de células sanguíneas.
A LLC causa um aumento lento dos glóbulos brancos denominados linfócitos B, ou células B. As células cancerosas espalham-se pelo sangue e pela medula óssea e podem afetar também os linfonodos ou outros órgãos, como o fígado e o baço. Eventualmente, a LLC faz com que a medula óssea deixe de funcionar.
Nomes alternativos
LLC; Leucemia – linfocítica crônica (LLC); Câncer sanguíneo – leucemia linfocítica crônica; Câncer da medula óssea – leucemia linfocítica crônica; Linfoma – leucemia linfocítica crônica
Causas
A causa da LLC é desconhecida. Ela não está ligada à radiação. Não está claro se a exposição a determinados produtos químicos pode causar LLC. A exposição ao Agente Laranja durante a Guerra do Vietnã foi associada a um risco ligeiramente aumentado para LCC.
Esse tipo de câncer afeta principalmente adultos, especialmente acima dos 60 anos. A LLC é raramente observada em indivíduos com menos de 45 anos. A doença é mais comum em brancos e em homens. Algumas pessoas com LLC têm ou tiveram familiares com a doença.
Sintomas
Os sintomas, geralmente, desenvolvem-se lentamente. Muitos casos de LLC são detectados através de exames de sangue realizados por outros motivos ou exames de rotina, realizados em pessoas sem sintomas.
Os sintomas que podem ocorrer incluem:
- Surgimento de hematomas anormais (se plaquetas estiverem baixas)
- Aumento dos linfonodos, do fígado ou do baço
- Sudorese excessiva e suores noturnos
- Fadiga
- Febre
- Infecções que continuam voltando (recorrentes) apesar do tratamento
- Perda de apetite ou sensação de saciedade muito rápida (saciedade precoce)
- Perda de peso não intencional
Sinais e exames
Pacientes com LLC, geralmente, apresentam contagem de glóbulos brancos mais alta que o normal.
Os exames para diagnosticar e avaliar a LLC incluem:
- Hemograma completo com diferencial de glóbulos brancos
- Biopsia da medula óssea
- Exame de citometria de fluxo dos glóbulos brancos
Se seu médico descobrir que você tem LLC, serão realizados exames para saber quanto o câncer se espalhou. Isso é chamado de estadiamento.
Alguns exames mais recentes observam os cromossomos dentro das células cancerígenas. Os resultados podem ajudar o médico a determinar melhor o tipo de tratamento.
Tratamento
Se você apresentar LLC em estágio inicial, seu médico irá monitorá-lo de perto. Normalmente, nenhum medicamento ou outro tratamento é prescrito para LLC em estágio inicial, a menos que você tenha:
- Um tipo de LLC de alto risco ou agressivo (de crescimento rápido)
- Infecções de repetição
- Leucemia que esteja piorando rapidamente
- Baixa contagem de glóbulos vermelhos ou plaquetas
- Fadiga, perda de apetite, perda de peso ou suores noturnos
- Linfonodos inchados e dolorosos
Quimioterapia, incluindo terapia alvo, é usada no tratamento da LLC. O seu médico discutirá quais medicamentos serão recomendados para você.
Raramente, a radioterapia é utilizada em caso de linfonodos aumentados e dolorosos.
Podem ser necessárias transfusões de sangue ou de plaquetas se as contagens sanguíneas estiverem baixas.
O transplante de medula óssea ou célula tronco pode ser usado em pacientes mais jovens com LLC avançada ou de alto risco. Um transplante é a única terapia que oferece potencial de cura para LLC, mas também apresenta riscos. O seu médico irá discutir os riscos e benefícios com você.
Você e seu médico precisarão gerenciar outras preocupações durante o seu tratamento para leucemia, incluindo:
- Opção de quimioterapia em casa
- Manejo de animais de estimação durante a quimioterapia
- Problemas de sangramento
- Boca seca
- Comer calorias suficientes
- Alimentação segura durante o tratamento do câncer
Grupos de apoio
Você pode aliviar o estresse da doença ao frequentar um grupo de apoio com pacientes com leucemia. Compartilhar com outras pessoas que têm experiências e problemas em comum poderá ajudá-lo a não se sentir sozinho.
Expectativas (prognóstico)
O prognóstico depende do estágio do câncer. Cerca de metade dos pacientes diagnosticados nos estágios iniciais da doença vive mais de 12 anos.
Complicações
Complicações da LLC e do tratamento incluem:
- Anemia hemolítica autoimune
- Sangramento decorrente da baixa contagem de plaquetas
- Hipogamaglobulinemia, uma condição na qual o indivíduo apresenta baixos níveis de anticorpos, o que aumenta o risco de infecção
- Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
- Infecções que continuam voltando (recorrentes)
- Fadiga de leve a intensa
- Outros cânceres, incluindo um linfoma muito mais agressivo (transformação de Richter)
- Efeitos colaterais da quimioterapia
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se desenvolver linfonodos aumentados ou fadiga sem explicação, hematomas, sudorese excessiva ou perda de peso.