Hiperatividade

Definição

Hiperatividade é um estado com aumento dos movimentos, impulsividade, dificuldade de concentração e distração.

Nomes alternativos

Atividade – aumento; Comportamento hipercinético

Considerações

O comportamento hiperativo geralmente se refere a um grupo de características, incluindo atividade constante, ser facilmente distraído, impulsividade, incapacidade de se concentrar, agressividade e comportamentos semelhantes.

Comportamentos típicos podem incluir:

  • Inquietação ou movimentação constante
  • Perambulação
  • Falar excessivamente
  • Dificuldade de participar de atividades silenciosas (como ler)

A hiperatividade não é determinada facilmente, porque muitas vezes depende da tolerância do observador. Um comportamento que parece excessivo para um observador pode não parecer excessivo para outro. Contudo, certas crianças, quando comparadas a outras, são claramente muito mais ativas, o que pode se tornar um problema caso isso interfira nas atividades escolares ou em fazer amigos.

A hiperatividade muitas vezes é um problema para a escola e para pais do que para a própria criança. Contudo, muitas crianças hiperativas são infelizes ou até mesmo deprimidas. O comportamento hiperativo pode tornar uma criança alvo de bullying ou dificultar sua conexão com outras crianças. As atividades escolares podem ser mais difíceis e as crianças hiperativas são frequentemente punidas por seu comportamento.

O comportamento hipercinético (movimentação excessiva) muitas vezes diminui com o crescimento da criança e pode desaparecer inteiramente na adolescência.

Causas

Condições que levam a hiperatividade incluem:

  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
  • Doenças cerebrais ou do sistema nervoso central
  • Distúrbios emocionais
  • Hipertireoidismo

Cuidados em casa

Uma criança que é normalmente muito ativa muitas vezes responde bem a orientações específicas e a um programa de atividade física regular. No entanto, uma criança com TDAH tem dificuldade de seguir instruções e de controlar impulsos.

Quando contatar um profissional de saúde

Entre em contato com o seu médico se:

  • Seu filho parece hiperativo o tempo todo
  • Seu filho é muito ativo, agressivo, impulsivo e tem dificuldade de se concentrar
  • O nível de atividade do seu filho está causando dificuldades sociais ou dificuldade nas atividades escolares

O que esperar da consulta médica

O médico fará um exame físico e perguntará sobre os sintomas e o histórico médico do seu filho. Exemplos de perguntas incluem se o comportamento é novo, se seu filho sempre foi muito ativo e se o comportamento está piorando.

O médico pode recomendar uma avaliação psicológica completa. Ele poderá ainda analisar os ambientes doméstico e escolar.