Definição
A hérnia (deslocamento) de disco ocorre quando o conteúdo do disco intervertebral é forçado através da parte mais fraca do disco, podendo ocasionar compressão nos nervos adjacentes ou na medula espinhal.
Nomes alternativos
Radiculopatia lombar; Radiculopatia cervical; Hérnia de disco intervertebral; Prolapso de disco intervertebral; Deslocamento de disco; Ruptura de disco; Hérnia de núcleo pulposo; Dor lombar – hérnia de disco; Ciática – hérnia de disco
Causas
Os ossos (vértebras) da coluna vertebral protegem os nervos que se originam no cérebro e descem pelas costas formando a medula espinhal. As raízes nervosas são nervos longos que se ramificam a partir da medula espinhal e saem da coluna vertebral entre cada vértebra.
Os ossos são separados por discos intervertebrais. Esses discos protegem a coluna vertebral e deixam espaço entre as vértebras. Os discos permitem que haja movimento entre as vértebras, o que permite a você se curvar ou se alongar.
- Esses discos podem sair do lugar (hérnia) ou se abrir (rompimento) por lesão ou esforço. Quando isso acontece, pode haver pressão nos nervos espinhais, levando a dor, cãibras ou fraqueza.
- A hérnia de disco ocorre com mais frequência na parte inferior (região lombar) da coluna. Os discos do pescoço (cervicais) são afetados em uma porcentagem pequena dos casos. Os discos da parte superior e média das costas (torácicos) raramente estão envolvidos.
A hérnia de disco é uma causa de radiculopatia, uma doença que afeta a raiz dos nervos espinhais.
Os discos deslocados ocorrem com mais frequência em homens de meia-idade ou mais velhos, geralmente após atividades mais exaustivas. Outros fatores de risco incluem:
- Levantar objetos pesados
- Estar acima do peso
- Flexão ou torção repetitiva da parte inferior das costas
- Sentar ou ficar em pé na mesma posição por muito tempo
- Estilo de vida sedentário
- Tabagismo
Sintomas
A dor ocorre mais frequentemente em um lado do corpo. Sintomas variam dependendo do local da lesão, podendo incluir:
- Em caso de hérnia de disco na região lombar, você poderá sentir uma dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes. Você também pode sentir dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. Pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna.
- Em caso de hérnia de disco no pescoço, talvez você sinta dor ao mover o pescoço, dor profunda próxima à escápula, ou sobre ela, ou dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos. Você também pode sentir dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.
A dor em geral começa gradualmente. Ela pode piorar:
- Depois de ficar em pé ou sentar
- Durante a noite
- Ao espirrar, tossir ou rir
- Ao se dobrar para trás ou andar mais do que alguns metros
Você também pode sentir fraqueza em certos músculos. Às vezes, você pode até nem perceber até que seu médico o examine. Em outros casos, pode ser difícil levantar a perna ou o braço, ficar na ponta de um dos pés, apertar forte com uma das mãos ou outros problemas. Pode haver perda de controle da bexiga, afetando a micção.
Em geral, a dor, a dormência ou a fraqueza desaparecem ou melhoram muito em um período de semanas a meses.
Sinais e testes
Um histórico e exame físico cuidadoso é quase sempre o primeiro passo. Dependendo de onde você apresentar os sintomas, o médico examinará seu pescoço, ombros, braços e mãos ou a região lombar, quadris, pernas e pés.
Seu médico verificará:
- Se há dormência ou perda de sensibilidade
- Seus reflexos musculares, que podem estar lentos ou ausentes
- Sua força muscular, que pode estar reduzida
- Sua postura ou a maneira como a sua coluna se curva
O médico também poderá pedir que você:
- Sente, levante e caminhe. Enquanto você caminha, o médico poderá pedir que você tente andar na ponta dos pés e depois com os calcanhares.
- Curve-se para frente, para trás e para os lados.
- Movimente o pescoço para frente, para trás e para os lados.
- Erga os ombros, o cotovelo, o punho e a mão e verifique sua força durante essas três tarefas.
A dor na perna que ocorre quando você se senta em uma mesa de exames e levanta a perna esticando-a normalmente sugere um disco deslocado na região lombar.
Em outro teste, você deve inclinar a cabeça para frente e para os lados enquanto o médico a pressiona levemente para baixo. O aumento da dor e da dormência durante esse teste geralmente é um sinal de pressão em um nervo do seu pescoço.
EXAMES DE DIAGNÓSTICO
Exames complementares incluem:
- Eletromiografia para determinar exatamente a raiz de nervo em questão.
- O mielograma pode ser usado para determinar o tamanho e a localização da hérnia de disco.
- O teste de velocidade de condução do nervo também pode ser feito.
- A ressonância magnética ou a tomografia computadorizada da coluna evidenciam a pressão sobre o canal espinhal pela hérnia de disco.
- Pode ser feito um raio-X da coluna para excluir outras causas de dor nas costas ou no pescoço. Entretanto, não é possível diagnosticar uma hérnia de disco apenas com uma radiografia de coluna.
Tratamento
O primeiro tratamento para a hérnia de disco é um período curto de repouso com medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia. A maioria das pessoas que segue esses tratamentos se recupera e retorna a suas atividades normais. Poucas pessoas precisarão de mais tratamento, que pode incluir injeções de esteroides ou cirurgia.
MEDICAMENTOS
Medicamentos poderão ajudar a reduzir a dor. O seu médico poderá prescrever:
- Anti-inflamatórios não-esteroides para o controle da dor no longo prazo
- Opioides em caso de dor intensa que não responde a anti-inflamatórios
- Relaxantes musculares para controlar espasmos dos músculos das costas
MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA
Dieta e exercícios são cruciais para melhorar a dor nas costas de pacientes com excesso de peso.
A fisioterapia é importante para quase todas as pessoas com hérnia de disco. Os terapeutas ensinam como levantar objetos, se vestir, caminhar e realizar outras atividades corretamente. Eles trabalham para fortalecer os músculos que ajudam a sustentar a coluna. Você também aprenderá a aumentar a flexibilidade de sua coluna e das pernas.
Cuidados domiciliares podem incluir:
- Pode ser recomendável reduzir a atividade nos primeiros dias. Depois, retome lentamente suas atividades normais.
- Evite levantar muito peso ou torcer as costas nas primeiras seis semanas após o início da dor.
- Depois de duas a três semanas, volte a se exercitar gradualmente.
INJEÇÕES
As injeções de esteroides nas costas na região da hérnia de disco podem ajudar a controlar a dor por vários meses. Essas injeções ajudam a reduzir o inchaço ao redor do disco e a aliviar muitos sintomas mas, como não tratam a causa subjacente, a dor pode retornar depois de algumas semanas a meses. As injeções espinhais são um procedimento ambulatorial.
CIRURGIA
A cirurgia pode ser uma opção para os poucos pacientes cujos sintomas não desaparecem com outros tratamentos e ao longo do tempo.
Discectomia é a cirurgia para remover o disco intervertebral total ou parcialmente.
Discuta com o seu médico quais são as melhores opções de tratamento para você.
Expectativas (prognóstico)
A maioria das pessoas melhora com o tratamento. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois do tratamento.
Pode levar vários meses até um ano ou mais para a retomada de todas as atividades sem que haja dor ou tensão nas costas. As pessoas que exercem funções que implicam tensão nas costas ou carregamento de peso podem necessitar mudar de atividade laboral para evitar novas lesões nas costas.
Complicações
Em casos raros, as seguintes complicações podem ocorrer:
- Dor crônica nas costas ou nas pernas
- Perda de movimento ou de sensibilidade nas pernas e nos pés
- Perda de funcionalidade de intestinos e bexiga
- Lesão medular permanente (muito raro)
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se:
- Você apresentar uma dor forte nas costas que não passa
- Se tiver qualquer dormência, perda de movimento, fraqueza ou alterações de hábitos urinários e intestinais
Prevenção
Para prevenir lesões:
- Use técnicas adequadas quando for levantar peso
- Mantenha um peso saudável
- Faça exercícios para manter a força da região do abdome e das costas
Alguns médicos recomendam o uso de órteses para as costas para ajudar a sustentar a coluna. Essas órteses podem ajudar a prevenir lesões em pessoas que têm que carregar objetos pesados no trabalho. Porém, o uso excessivo desses dispositivos pode enfraquecer os músculos abdominais e das costas, piorando o problema.