Definição
As fezes flutuantes são geralmente o resultado de absorção insatisfatória (má absorção) de nutrientes ou excesso de gases (flatulência).
Nomes alternativos
Fezes flutuantes
Considerações
A maioria das causas de fezes flutuantes é inofensiva. Na maioria dos casos, as fezes flutuantes desaparecem sem tratamento.
Fezes flutuantes isoladamente não são um sinal de doença ou outro problema de saúde.
Causas
Existem muitas causas diferentes de fezes flutuantes. A maioria dos casos está associada à dieta. Uma mudança na dieta poderá causar um aumento na produção de gases, permitindo que as fezes flutuem.
Fezes flutuantes também podem acontecer se você tiver uma infecção gastrointestinal.
Fezes gordurosas, flutuantes e com mau cheiro podem ser causadas por má absorção grave, especialmente se você estiver perdendo peso. Má absorção significa que o corpo não está absorvendo nutrientes adequadamente.
Normalmente, fezes flutuantes não são causadas por um aumento no teor de gordura das fezes. No entanto, em algumas condições, como pancreatite crônica, o conteúdo de gordura está aumentado.
Cuidados em casa
Se uma alteração na dieta causou fezes flutuantes e outros problemas, tente descobrir e eliminar o alimento que desencadeou os sintomas.
Quando contatar um profissional de saúde
Discuta com o seu médico se você apresentar alteração nas características das fezes ou do padrão das evacuações. Se essas alterações vierem acompanhadas de sangue nas fezes, febre ou tontura, consulte um médico imediatamente.
O que esperar da consulta médica
O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico médico e sintomas, incluindo:
- Quando você notou o problema pela primeira vez?
- O problema acontece sempre ou de vez em quando?
- Qual é a sua dieta básica?
- Uma mudança em sua dieta altera as fezes?
- Quais são seus outros sintomas?
- As fezes têm odor fétido?
- As fezes têm coloração anormal (especialmente fezes pálidas ou cor de argamassa)?
Exames de amostras de fezes e de sangue podem ser solicitados. Na maioria dos casos, porém, esses exames não serão necessários.
O tratamento depende do diagnóstico específico.