Definição
O estresse é um sentimento de tensão emocional ou física. Ele pode ser causado por qualquer evento ou pensamento que faça você se sentir frustrado, irritado ou nervoso.
O estresse é uma reação do corpo a um desafio ou a uma demanda específica. Em pequenas doses, o estresse pode ajudá-lo a ser mais produtivo; por exemplo, evitando situações perigosas e terminando um trabalho no prazo estipulado. No entanto, quando dura por muito tempo, o estresse pode ser prejudicial à saúde.
Nomes alternativos
Ansiedade; Estar nervoso; Estresse; Tensão; Nervosismo; Apreensão
Considerações
O estresse é um sentimento normal. Existem dois principais tipos de estresse:
- Estresse agudo. Este é um estresse de curto prazo que desaparece rapidamente. Você sente isso quando pisa no freio do carro, quando tem uma discussão com o seu parceiro ou ao praticar esportes radicais. Nessas situações, o estresse ajuda você a gerenciar situações perigosa. Há estresse também quando você faz algo novo ou emocionante. Todas as pessoas têm estresse agudo em um momento ou outro.
- Estresse crônico. Este é o estresse que dura por um longo período de tempo. Você pode ter estresse crônico se você tiver dificuldades financeiras, problemas de relacionamento ou no trabalho. O estresse crônico dura por semanas ou meses. Você pode estar tão acostumado ao estresse crônico que você tem dificuldade para reconhecer o problema. Se você não encontrar maneiras de gerenciar o estresse, ele pode ocasionar problemas de saúde.
ESTRESSE E SEU CORPO
Seu corpo reage ao estresse através da liberação de hormônios. Esses hormônios tornam seu cérebro mais alerta, faz com que seus músculos fiquem mais tensos e aumentam a sua frequência cardíaca. No curto prazo, essas reações são boas porque podem ajudá-lo a lidar com situações difíceis. Esta é a maneira que o seu corpo encontra para protegê-lo.
Quando você tem estresse crônico, seu corpo permanece em estado de alerta, mesmo que não haja perigo. Ao longo do tempo, isso aumenta o risco de problemas de saúde, incluindo:
- Pressão alta
- Doença cardíaca
- Diabetes
- Obesidade
- Depressão ou ansiedade
- Problemas de pele, como acne ou eczema
- Problemas menstruais
Se você já tiver um problema de saúde prévio, o estresse crônico pode piorá-lo.
SINAIS DE ESTRESSE EM EXCESSO
O estresse pode causar muitos tipos de sintomas físicos e emocionais. Às vezes, você pode não perceber que esses sintomas são causados pelo estresse. Alguns sinais de estresse incluem:
- Diarreia ou constipação
- Problemas de memória
- Dores frequentes
- Dores de cabeça
- Falta de energia ou foco
- Problemas sexuais
- Maxilar ou pescoço rígido
- Cansaço
- Problemas para dormir ou dormir em excesso
- Dor de estômago
- Uso de álcool ou drogas
- Perda ou ganho de peso
Causas
As causas do estresse são diferentes para cada pessoa. Situações boas ou ruins podem causar estresse. Algumas fontes comuns de estresse incluem:
- Casamento ou divórcio
- Novo emprego
- Morte de um cônjuge ou familiar próximo
- Ficar desempregado
- Aposentadoria
- Ter filhos
- Problemas financeiros
- Mudança
- Ter uma doença grave
- Problemas no trabalho
- Problemas em casa
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para um número de emergência como 192 se você estiver pensando em suicídio.
Entre em contato com o seu médico se você se sente sobrecarregado pelo estresse ou se ele está afetando sua saúde. Também entre em contato com o seu médico se você notar sintomas novos ou incomuns.
Outros motivos para procurar ajuda incluem:
- Você tem sensação de pânico, como tontura, respiração ou batimentos cardíacos acelerados.
- Você não consegue trabalhar ou agir de maneira apropriada em casa ou no trabalho.
- Você tem medos incontroláveis.
- Você está tendo lembranças de um evento traumático.
Seu médico poderá encaminhá-lo a um especialista em saúde mental. Você pode conversar com esse profissional a respeito dos seus sentimentos, dos fatores que parecem melhorar ou piorar o seu estresse e dos motivos do seu estresse.