Esôfago de Barrett

Definição

Esôfago de Barrett é um distúrbio no qual o revestimento do esôfago (o tubo que transporta os alimentos da até o estômago) é danificado pelo ácido presente no estômago.

Pessoas com esôfago de Barret têm um risco aumentado para câncer do esôfago. No entanto, o desenvolvimento de câncer não é comum.

Nomes alternativos

DRGE – Barret; Refluxo – Barret

Causas

Quando você come, o alimento passa da sua boca para o estômago através do esôfago. Uma vez que alimento está no estômago, um anel de músculos na parte inferior do esôfago impede o refluxo do conteúdo estomacal de volta ao esôfago.

Se esses músculos não fecharem adequadamente, o ácido do estômago pode refluir de volta ao esôfago. Isto é chamado de refluxo gastroesofágico. Com o passar do tempo, o refluxo pode causar lesão do esôfago, levando eventualmente à transformação do revestimento do esôfago em tecido semelhante ao encontrado no estômago.

Esôfago de Barrett ocorre mais frequentemente em homens do que em mulheres. Pessoas que têm doença do refluxo gastroesofágico por um longo período têm maior probabilidade de desenvolver esôfago de Barret.

Sintomas

Esôfago de Barrett em si não causa sintomas. O refluxo ácido. que causa o esôfago de Barrett, muitas vezes leva a sintomas de azia. No entanto, muitos pacientes com esta condição não têm sintomas.

Sinais e testes

Se os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico forem graves ou voltarem depois do tratamento, o médico poderá solicitar uma endoscopia.

Durante a endoscopia, o médico pode colher amostras de tecido de diferentes partes do esôfago para biópsia. Essas biópsias ajudam a diagnosticar o esôfago de Barrett, além de identificar alterações que podem levar ao câncer.

Seu médico pode recomendar uma endoscopia de acompanhamento para pesquisar as alterações que podem levar ao câncer ou diagnóstico precoce do câncer. É recomendado que pessoas com esôfago de Barrett façam uma endoscopia para acompanhamento a cada 3 a 5 anos, ou mais frequentemente se células anormais forem encontradas, a critério médico.

Tratamento

TRATAMENTO DA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

O tratamento deve melhorar os sintomas de refluxo ácido e pode evitar que o esôfago de Barrett se agrave. O tratamento pode envolver mudanças de estilo de vida e medicamentos, tais como:

  • Antiácidos após as refeições e antes de dormir
  • Bloqueadores dos receptores H2 da histamina
  • Inibidores da bomba de prótons
  • Evitar tabagismo

Mudanças de estilo de vida, medicamentos e cirurgia para refluxo podem melhorar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, mas não curam o esôfago de Barrett. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.

TRATAMENTO DE ESÔFAGO DE BARRETT

Uma biópsia por endoscopia pode mostrar alterações celulares sugestivas de câncer. O seu médico discutirá com você cirurgia ou outras opções de tratamento.

Alguns dos procedimentos que podem ser usados para remover o tecido modificado no seu esôfago incluem:

  • Terapia fotodinâmica, que utiliza um dispositivo especial com laser, através de balão esofágico, juntamente com medicamentos ativados pela luz.
  • Outros procedimentos que utilizam diferentes tipos de energia elevada para destruir o tecido pré-canceroso.
  • Cirurgia também pode ser usada para remover o revestimento anormal.

Expectativas (prognóstico)

O tratamento deve melhorar os sintomas de refluxo ácido e pode evitar que o esôfago de Barrett se agrave. Nenhum desses tratamentos irá reverter as alterações que podem levar ao câncer.

Quando contatar um profissional de saúde

Consulte seu médico se:

  • A azia durar mais do que alguns dias, ou você tiver dor ou dificuldade para engolir.
  • Você for diagnosticado com esôfago de Barrett e os sintomas se agravarem.
  • Você desenvolver novos sintomas, como perda de peso e problemas de deglutição.

Prevenção

Diagnóstico e tratamento da doença do refluxo gastroesofágico podem prevenir o esôfago de Barrett.