Definição
Doença pulmonar é qualquer problema que ocorra nos pulmões ou que os impeça de funcionarem adequadamente. Existem três tipos principais de doença pulmonar:
- Doenças das vias respiratórias — Essas doenças afetam os tubos (vias) que transportam oxigênio e outros gases para e dos pulmões. Elas geralmente causam o estreitamento ou o bloqueio das vias aéreas. Elas incluem asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e bronquiectasia. Pessoas com doenças das vias respiratórias às vezes descrevem a sensação como “tentar expirar através de um canudo”.
- Doenças do tecido pulmonar — Essas doenças afetam a estrutura do tecido pulmonar. A fibrose ou inflamação do tecido incapacita os pulmões de se expandirem totalmente (doença pulmonar restritiva). Isso faz com que seja difícil para os pulmões absorver oxigênio e liberar dióxido de carbono. Pessoas com este tipo de doença pulmonar descrevem a sensação como “vestir um suéter ou colete muito apertado” que não permite que elas respirem fundo. Fibrose pulmonar e sarcoidose são exemplos de doença do tecido pulmonar.
- Doenças da circulação pulmonar — Essas doenças afetam os vasos sanguíneos dos pulmões. Elas são causadas por coagulação, escoriação (fibrose) ou inflamação dos vasos sanguíneos. Elas afetam a capacidade de os pulmões absorverem oxigênio e liberarem dióxido de carbono. Essas doenças também podem afetar o funcionamento do coração. Um exemplo de doença da circulação pulmonar é a hipertensão pulmonar.
Muitas doenças pulmonares envolvem uma combinação destes três tipos.
As doenças pulmonares mais comuns incluem:
- Asma
- Colapso parcial ou total do pulmão (pneumotórax ou atelectasia)
- Edema e inflamação das vias aéreas principais (tubos brônquicos) que levam ar aos pulmões (bronquite)
- DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
- Câncer de pulmão
- Infecção do pulmão (pneumonia)
- Acúmulo anormal de fluido nos pulmões (edema pulmonar)
- Bloqueio de uma artéria do pulmão (embolia pulmonar)