Definição
A doença de Graves é um transtorno autoimune que leva à superatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo). Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imune ataca tecidos saudáveis do próprio organismo por engano.
Nomes alternativos
Tireotoxicose com bócio difuso; Hipertireoidismo – Graves; Tireotoxicose – Graves; Exoftalmia – Graves; Oftalmopatia – Graves
Causas
A glândula tireoide é um órgão importante do sistema endócrino. Ela encontra-se na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe. Essa glândula produz os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), que controlam o metabolismo do corpo. O controle do metabolismo é crucial para regular o humor, o peso e os níveis de energia mental e física.
Se o corpo produz hormônios da tireoide em excesso, esse distúrbio é chamado hipertireoidismo. (Uma tireoide inativa causa o hipotireoidismo.)
A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo. Ela é causada por uma resposta anormal do sistema imunológico que leva a tireoide a produzir hormônios em excesso. A doença de Graves é mais comum em mulheres acima dos 20 anos. No entanto, a doença pode se manifestar em qualquer idade e atingir homens também.
Sintomas
Jovens podem ter os seguintes sintomas:
- Ansiedade ou nervosismo, assim como distúrbio do sono
- Aumento da mama nos homens (possível)
- Dificuldade de concentração
- Fadiga
- Evacuações frequentes
- Intolerância ao calor e sudorese aumentada
- Aumento do apetite, apesar da perda de peso
- Menstruação irregular nas mulheres
- Fraqueza muscular dos ombros e quadril
- Mau humor, incluindo irritabilidade e raiva
- Frequência cardíaca rápida ou acelerada
- Falta de ar com o esforço
- Tremores
Muitas pessoas com doença de Graves podem apresentar os seguintes problemas oculares:
- Olhos saltados (exoftalmia), às vezes com dor
- Olhos irritados e lacrimejamento excessivo
- Visão dupla pode estar presente
Pessoas mais velhas podem apresentar os seguintes sintomas:
- Batimentos cardíacos irregulares ou aumento da frequência cardíaca
- Dor torácica
- Perda de memória
- Fraqueza e fadiga
Sinais e exames
O exame físico poderá mostrar uma frequência cardíaca aumentada. Um exame do pescoço pode revelar um aumento da tireoide (bócio).
Outros exames incluem:
- Exames de sangue para medir os níveis de TSH, T3 e T4 livre
- Cintilografia com ingestão de iodo radioativo
Essa doença também pode afetar os resultados dos seguintes exames:
- Tomografia computadorizada ou ultrassonografia das órbitas
- Imunoglobulina estimulante da tireoide (TSI)
- Anticorpos antiperoxidase tireoidiana (TPO)
- Anticorpos antirreceptores de TSH
Tratamento
O objetivo do tratamento é controlar a hiperatividade da glândula tireoide. Medicamentos betabloqueadores são geralmente usados para tratar sintomas como frequência cardíaca aumentada, sudorese e ansiedade até que o hipertireoidismo seja controlado. Opções de tratamento incluem:
- Medicamentos antitireoidianos podem bloquear o uso de iodo pela tireoide ou alterar a maneira como o iodo é usado. Tais medicamentos podem ser usados para controlar o hipertireoidismo antes da cirurgia ou do tratamento com iodo radioativo, ou usados como tratamento a longo prazo.
- Iodo radioativo é um medicamento usado por via oral. Ele se acumula na tireoide, causando dano.
- Cirurgia pode ser feita para remoção da tireoide.
Caso a tireoide seja removida com cirurgia ou destruída por radiação, será preciso repor os hormônios pelo resto da vida.
TRATAMENTO DOS OLHOS
Alguns dos problemas oculares relacionados à doença de Graves melhoram quando o hipertireoidismo é tratado com medicamentos, radiação ou cirurgia. O iodo radioativo pode, às vezes, piorar os problemas oculares. Os problemas oculares são piores em pessoas que fumam, mesmo após a cura do hipertireoidismo.
Às vezes, é preciso prednisona (um medicamento esteroide que inibe o sistema imunológico) para reduzir a irritação e o inchaço ocular.
Pode ser necessário tapar os olhos à noite para que não sequem. Óculos escuros e colírios podem ser necessários para reduzir a irritação. Raramente, cirurgia ou radioterapia (diferente de iodo radioativo) podem ser necessárias para prevenção de dano adicional e perda da visão.
Expectativas (prognóstico)
A doença de Graves geralmente responde bem ao tratamento. No entanto, a cirurgia da tireoide ou o iodo radioativo geralmente causarão o hipotireoidismo. Caso a reposição hormonal não seja feita da forma correta, o hipotireoidismo pode causar:
- Depressão
- Lentidão física e mental
- Ganho de peso
Quando contatar um profissional de saúde
Ligue para o médico se tiver sintomas da doença de Graves. Também ligue se apresentar problemas oculares ou se os sintomas em geral piorarem (ou não melhorarem) com o tratamento.
Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como o 192) se você tem hipertireoidismo e apresentar:
- Redução do nível de consciência
- Febre
- Frequência cardíaca aumentada e irregular