Definição
A distimia é um tipo crônico de depressão no qual a pessoa fica triste regularmente. No entanto, os sintomas não são tão graves quanto os da depressão profunda.
Nomes alternativos
Transtorno depressivo persistente; Depressão crônica; Depressão – crônica
Causas
A causa exata da distimia é desconhecida. Normalmente, ela é hereditária. A distimia ocorre com mais frequência em mulheres.
Muitas pessoas com distimia também terão um episódio de depressão grave em algum momento de suas vidas.
A distimia em idosos está muitas vezes associada a isolamento social, dificuldade para cuidar de si mesmos e outras condições médicas.
Sintomas
O principal sintoma da distimia é um comportamento depressivo, negativo ou triste na maioria dos dias por, pelo menos, dois anos. Crianças e adolescentes podem se mostrar irritados, em vez de depressivos, por pelo menos um ano.
Além disso, dois ou mais dos seguintes sintomas estarão geralmente presentes em:
- Perda da esperança
- Pouco ou muito sono
- Baixa energia ou fadiga
- Baixa autoestima
- Perda ou aumento do apetite
- Pouca concentração
As pessoas com distimia muitas vezes veem a si, o futuro, as outras pessoas ou os eventos da vida de forma negativa ou depressiva. Os problemas em geral parecem mais difíceis de resolver.
Sinais e exames
Seu médico fará um histórico do seu humor e de outros sintomas de saúde mental. O médico também pode pedir exames de sangue e de urina para excluir causas médicas da depressão.
Tratamento
Algumas medidas que podem melhorar a distimia incluem:
- Durma o suficiente.
- Siga uma dieta saudável e nutritiva.
- Tome medicamentos corretamente. Discuta quaisquer efeitos colaterais com o seu médico.
- Aprenda a observar os primeiros sinais de piora da distimia. Tenha um plano ação caso se isso aconteça.
- Tente se exercitar regularmente. Procure atividades que deixem você feliz.
- Converse com alguém em quem você confia sobre como está se sentindo.
- Cerque-se de pessoas atenciosas e positivas.
- Evite álcool e drogas. Eles podem piorar o seu humor ao longo do tempo e prejudicar o seu julgamento.
Medicamentos geralmente são eficazes, embora às vezes não funcionem tão bem quanto para depressão grave e possam levar mais tempo para funcionar.
Nunca pare de tomar o seu medicamento por conta própria, mesmo que se sinta melhor ou em caso de efeitos colaterais. Sempre entre em contato com o seu médico antes. No momento apropriado, o seu médico irá orientá-lo sobre como reduzir lentamente a dose em vez de parar o medicamento repentinamente.
Pessoas com distimia também podem ser ajudadas por algum tipo de terapia. A terapia é um bom lugar para falar sobre sentimentos e pensamentos, aprendendo maneiras de lidar com eles. Ela também poderá ajudá-lo a entender como a distimia afeta sua vida e como lidar com a condição. Tipos de terapia incluem:
- Terapia cognitivo-comportamental ajuda você a aprender a ser mais consciente dos seus sintomas e das causas de piora dos sintomas. Você será ensinado habilidades de resolução de problemas.
- Psicoterapia pode ajudar as pessoas com distimia a entender os fatores que possam estar por trás dos pensamentos e sentimentos depressivos.
Participar de um grupo de suporte para pessoas com problemas semelhantes pode ajudar. Peça ao seu terapeuta ou profissional de saúde para recomendar um grupo.
Expectativas (prognóstico)
A distimia é uma doença crônica que dura muitos anos. Embora algumas pessoas se recuperem completamente, outras continuam tendo alguns sintomas, mesmo com o tratamento.
A distimia também aumenta o risco de suicídio.
Quando contatar um profissional de saúde
Marque uma consulta com seu médico se:
- Você se sentir deprimido ou triste regularmente
- Seus sintomas estiverem se agravando
Peça ajuda imediatamente se você ou uma pessoa que você conheça desenvolver esses sintomas, que são sinais de risco para suicídio:
- Doar seus pertences ou falar sobre ir embora e a necessidade de organizar as coisas
- Ter comportamentos autodestrutivos, como autoflagelação
- Mudar de comportamento de forma repentina, principalmente ficar calmo depois de um período de ansiedade
- Falar sobre morte ou suicídio
- Afastar-se dos amigos ou não ter vontade de sair