Definição
Opiáceos são medicamentos usados para tratar a dor. O termo narcótico refere-se a qualquer tipo de droga com mecanismo de ação semelhante.
Se você interromper ou reduzir o uso dessas drogas após uso regular por algumas semanas ou mais, você poderá apresentar diversos sintomas de abstinência.
Nomes alternativos
Retirada de opioides; Uso de substâncias – retirada de opiáceos; Abuso de substâncias – retirada de opiáceos; Abuso de drogas – retirada de opiáceos; Abuso de narcótico – abstinência de opiáceos; Metadona – abstinência de opiáceos; Medicamentos para dor – retirada de opiáceos; Abuso de heroína – retirada de opiáceos; Abuso de morfina – retirada de opiáceos; Meperidina – abstinência de opiáceos; Oxicodona – abstinência de opiáceos; Hidrocodona – retirada de opiáceos; Desintoxicação – opiáceos
Causas
Algumas pessoas podem usar narcóticos como substâncias de abuso, sem prescrição por um médico ou em dose diferente da prescrita. Analgésicos narcóticos incluem:
- Codeína
- Heroína
- Hidrocodona
- Hidromorfona
- Metadona
- Meperidina
- Morfina
- Oxicodona
Estas drogas podem causar dependência física. Isto significa que a pessoa conta com a droga para prevenir os sintomas da abstinência. Com o tempo, quantidades maiores da droga tornam-se necessárias para produzir o mesmo efeito. Isso é chamado tolerância.
O tempo que leva para tornar-se fisicamente dependente varia para cada indivíduo.
Quando a pessoa descontinua o consumo da droga, o corpo precisa de tempo para recuperar-se e surgem os sintomas da abstinência. A abstinência de opiáceos ocorre quando um uso crônico é descontinuado ou reduzido.
Sintomas
Os sintomas iniciais da abstinência incluem:
- Agitação
- Ansiedade
- Dores musculares
- Aumento do lacrimejamento
- Insônia
- Nariz escorrendo
- Sudorese
- Bocejos
Os sintomas tardios da abstinência incluem:
- Cólicas abdominais
- Diarreia
- Pupilas dilatadas
- Calafrios
- Náusea
- Vômitos
As reações da abstinência de opiáceos são muito desconfortáveis, mas não reapresentam ameaça de vida. Os sintomas normalmente começam 12 horas após o último uso de heroína e após 30 horas da última exposição à metadona.
Sinais e exames
Frequentemente, o seu médico diagnosticará a abstinência de opiáceos após realizar um exame físico e algumas perguntas sobre o histórico médico e o uso de drogas.
Exames de sangue e urina para vestígios de drogas podem confirmar o uso de opiáceos.
Outros exames poderão ser solicitados, dependendo do caso. Eles incluem:
- Bioquímica do sangue e testes de função hepática
- Hemograma completo, com contagem de células brancas, vermelhas e plaquetas, que ajudam na coagulação do sangue
- Raio-X do tórax
- Eletrocardiograma
- Testes para hepatite C, HIV e tuberculose, devido à prevalência aumentada dessas doenças em pessoas com abuso de opiáceos
Tratamento
A retirada dessas drogas por conta própria pode ser muito difícil, além de perigosa. O tratamento geralmente envolve medicamentos, aconselhamento e apoio. Você e seu médico discutirão seus objetivos de tratamento.
A retirada pode ocorrer em várias configurações:
- Em casa, usando medicamentos e um forte sistema de apoio. Esse método é difícil e a retirada deve ser feita muito lentamente.
- Em instituições criadas para ajudar pessoas em processo de desintoxicação.
- Em um hospital, se os sintomas forem graves.
MEDICAMENTOS
A metadona alivia os sintomas de abstinência e ajuda na desintoxicação. Ela também pode ser utilizada como medicamento de manutenção a longo prazo no tratamento da dependência de opiáceos. Após um período de manutenção, a dose pode ser diminuída lentamente, ajudando a reduzir a intensidade dos sintomas de abstinência.
Algumas pessoas permanecem usando metadona por vários anos.
A buprenorfina trata a abstinência de opiáceos e pode encurtar o tempo de desintoxicação. Ela também pode ser usada para manutenção a longo prazo. A buprenorfina pode ser combinada com a naloxona, ajudando a prevenir a dependência e uso indevido.
A clonidina é usada para ajudar a reduzir a ansiedade, agitação, dores musculares, sudorese, corrimento nasal e cólicas. Ela não ajuda a reduzir a vontade de usar a droga.
Outros medicamentos podem usados para:
- Tratar vômito e diarreia
- Melhorar o sono
A naltrexona pode ajudar a prevenir a recaída.
As pessoas que passam por retirada repetidamente geralmente devem ser tratadas com metadona a longo prazo ou manutenção com buprenorfina.
A maioria das pessoas precisa de tratamento a longo prazo após a desintoxicação, incluindo:
- Grupos de autoajuda, como Narcóticos Anônimos
- Aconselhamento ambulatorial
- Tratamento ambulatorial intensivo (internação durante o dia)
- Tratamento hospitalar
Qualquer pessoa que tem alta de uma clínica de desintoxicação para opiáceos deve ser avaliada para depressão e outras doenças mentais. Tratar esses distúrbios pode reduzir o risco de recaída. Medicamentos antidepressivos devem ser administrados se necessário.
Grupos de Apoio
Grupos de apoio, como os Narcóticos Anônimos, podem ser de grande ajuda para pessoas viciadas em opiáceos.
Expectativas (prognóstico)
A abstinência de opiáceos é dolorosa, mas normalmente não representa ameaça de vida.
Complicações
As complicações incluem vômitos e aspiração do conteúdo estomacal para os pulmões, podendo causar infecção pulmonar. Vômitos e diarreia podem causar desidratação e alterações químicas e minerais (eletrólitos) no corpo.
A maior complicação é o retorno ao uso de drogas. A maior parte das mortes por overdoses de opiáceos ocorre em pessoas que tiveram uma recente descontinuação ou desintoxicação. Já que a descontinuação reduz a tolerância à droga, quem acabou de passar por uma descontinuação pode ter overdoses com uma quantidade muito menor do que a quantidade que costumava usar.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte o seu médico se você estiver utilizando ou descontinuando opiáceos.