Definição
O cotovelo de tenista é uma sensibilidade ou dor na região externa (lateral) do braço, próxima ao cotovelo.
Nomes alternativos
Bursite epitroclear; Epicondilite lateral; Epicondilite – lateral; Tendinite – cotovelo
Causas
A parte do músculo que se liga ao osso é denominada tendão. Alguns músculos do antebraço ligam-se ao osso na parte externa do cotovelo.
Ao usar esses músculos repetidamente, desenvolvem-se algumas fissuras no tendão. Com o tempo, isso gera irritação e dor no local onde o tendão se une ao osso.
Essa lesão é comum em pessoas que jogam muito tênis ou outros esportes que utilizam raquete, por isso o nome “cotovelo de tenista”. O backhand é o movimento que mais comumente causa esses sintomas.
Entretanto, qualquer atividade que envolva torção repetitiva do pulso (como uso de uma chave de fenda) pode causar essa condição. Assim, pintores, encanadores, trabalhadores da construção civil, cozinheiros e açougueiros, todos têm probabilidade de desenvolver cotovelo de tenista.
Essa condição também pode ser decorrente do uso constante do teclado e do mouse do computador.
Pessoas entre 35 e 54 anos são mais frequentemente afetadas.
Alguns casos podem ter causa indeterminada.
Sintomas
Sintomas incluem:
- Dor no cotovelo com piora progressiva
- Irradiação da dor da parte externa do cotovelo para o antebraço e para as costas da mão ao segurar ou torcer alguma coisa
- Aperto de mão fraco
Sinais e exames
O médico irá examiná-lo e fará perguntas sobre os seus sintomas. O exame físico pode mostrar:
- Dor ou sensibilidade quando o tendão é pressionado gentilmente próximo ao local no qual ele se une ao osso do braço, ao longo da parte externa do cotovelo.
- Dor próxima ao cotovelo quando o pulso é dobrado para trás contra uma resistência.
Uma ressonância magnética poderá ser realizada para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
O primeiro passo é descansar o braço e evitar a atividade que causa os sintomas por, pelo menos, duas a três semanas. Outras medidas incluem:
- Colocar gelo na parte externa do cotovelo de duas a três vezes por dia.
- Tomar medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina). Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.
Se seu cotovelo de tenista for decorrente de atividade esportiva, você pode desejar:
- Perguntar sobre algumas mudanças que podem ser feitas na sua técnica.
- Verificar se há alterações que possam ajudar com relação aos equipamentos esportivos que está utilizando. Se você joga tênis, trocar o tamanho do cabo da raquete pode ajudar.
- Reflita sobre a frequência com que você joga e se é possível diminuí-la.
Caso seus sintomas estejam relacionados a atividades realizadas no computador, pergunte a seu chefe se é possível fazer mudanças na sua estação de trabalho ou se alguém pode verificar o ajuste de sua cadeira, mesa e computador.
Um terapeuta operacional pode mostrar como se exercitar para alongar e fortalecer os músculos do antebraço.
Seu médico poderá recomendar uma cotoveleira especial, envolvendo a parte superior do antebraço e diminuindo um pouco a pressão nos músculos.
Além disso, o médico pode injetar cortisona e um medicamento anestésico em torno da área onde o tendão se liga ao osso. Isso pode ajudar a diminuir o inchaço e a dor.
Se a dor persistir após o período de seis a doze meses de descanso e tratamento, pode ser recomendada cirurgia. Converse com seu ortopedista sobre os riscos e se a cirurgia pode ajudar.
Expectativas (prognóstico)
A dor no cotovelo pode melhorar sem cirurgia. Entretanto, a maioria das pessoas que faz a cirurgia tem recuperação completa após o procedimento.
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte um médico se:
- Essa for a primeira vez que você apresenta esses sintomas
- O tratamento domiciliar não aliviar os sintomas