Definição
O choro é uma forma de comunicação importante para os bebês. No entanto, o choro excessivo pode ser um sinal de algo que precisa de tratamento.
Nomes alternativos
Bebês – choro excessivo
Considerações
Bebês normalmente choram um total de 1 a 3 horas por dia. É perfeitamente normal um bebê chorar na tentativa de comunicar fome, sede, desconforto, cansaço ou solidão. Também é normal um bebê ficar inquieto durante um período à noite.
No entanto, se um bebê chora com frequência, isso pode indicar um problema que exige tratamento.
Causas
Causas de choro em bebês podem incluir:
- Tédio ou solidão
- Cólica
- Desconforto ou irritação com uma fralda úmida ou suja, gases em excesso ou frio
- Fome ou sede
- Doença
- Infecção (uma causa provável se o choro for acompanhado por irritabilidade, letargia, pouco apetite ou febre; consulte seu pediatra)
- Medicamentos
- Espasmos musculares normais e contrações que perturbam o sono
- Dor
- Nascimento de dentes
Cuidados em casa
O tratamento dependerá da causa. Siga as recomendações do seu pediatra.
Se o bebê parece constantemente com fome apesar de amamentações curtas e frequentes, consulte um profissional para verificar se o crescimento está normal e avaliar os horários de alimentação.
Se o choro se deve a tédio ou solidão, pode ser útil tocar, segurar e falar mais com o bebê e colocá-lo ao alcance da vista. Coloque brinquedos seguros para bebês onde a criança possa vê-los. Se o choro se deve a problemas para dormir, enrole o bebê firmemente em uma manta para bebê antes de colocá-lo para dormir.
Para choro excessivo em bebês devido ao frio, vista-o com roupas mais quentes ou ajuste a temperatura. Normalmente, se os adultos sentem frio, o bebê também sente frio.
Sempre verifique possíveis causas de dor ou desconforto em um bebê que chora. Quando fraldas de pano são usadas, procure alfinetes que se soltaram ou fios soltos que se enrolaram em dedos das mãos ou pés. Assaduras também podem ser desconfortáveis.
Meça a temperatura para ver se o bebê tem febre. Verifique o bebê dos pés à cabeça à procura de ferimentos. Preste atenção em particular aos dedos das mãos e dos pés e à genitália. Não é incomum um fio de cabelo se enrolar em alguma parte de seu bebê, criando um “torniquete” doloroso.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se:
- O choro excessivo de um bebê permanecer inexplicado e não acabar em um dia, apesar de tentativas de tratamento em casa
- O bebê tiver outros sintomas, como febre, além do choro excessivo
O que esperar no consultório do seu médico
O médico fará um exame físico e perguntas sobre o histórico médico e os sintomas do bebê. Perguntas podem incluir:
- Os dentes da criança estão nascendo?
- A criança está entediada, sozinha, com fome, sede?
- A criança parece ter muitos gases?
- Que outros sintomas a criança tem? Por exemplo, dificuldade em acordar, febre, irritabilidade, apetite reduzido ou vômito?
O médico irá verificar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Antibióticos podem ser receitados se o bebê tiver uma infecção bacteriana.