Definição
O ataque isquêmico transitório (AIT) é quando o fluxo sanguíneo para alguma parte do cérebro é interrompido por um breve período de tempo. A pessoa terá sintomas de um derrame por até 24 horas. Na maioria dos casos, os sintomas duram de 1 a 2 horas.
O AIT é considerado como um aviso de que um derrame verdadeiro pode acontecer no futuro se nada for feito para preveni-lo.
Nomes alternativos
Mini-AVC; AIT; Miniderrame
Causas
O AIT é diferente de um derrame. Após o AIT, o bloqueio se rompe rapidamente e se dissolve. Diferentemente de um derrame, o AIT não causa a morte do tecido cerebral.
A perda de fluxo sanguíneo para uma área do cérebro pode ser causada por:
- Um coágulo sanguíneo em uma artéria do cérebro
- Um coágulo sanguíneo que viaja até o cérebro de alguma outra parte do corpo (por exemplo, do coração)
- Uma lesão nos vasos sanguíneos
- Estreitamento de um vaso sanguíneo do cérebro ou que chega até o cérebro
A pressão arterial alta é o principal fator de risco número para derrames e AIT. Os outros fatores de risco importantes são:
- Batimento cardíaco irregular causado por fibrilação atrial
- Diabetes
- Histórico familiar de derrame
- Colesterol alto
- Idade avançada, especialmente após os 55 anos
- Etnia (afrodescendentes tem maior probabilidade de morrer em decorrência de derrame)
- Tabagismo
Pessoas com doenças cardíacas ou fluxo precário de sangue nas pernas causado pelo estreitamento das artérias também têm maior probabilidade de ter um AIT ou um derrame.
Sintomas
Os sintomas podem começar de repente, durar pouco tempo (de alguns minutos a 1 ou 2 horas) e desaparecer completamente. Eles podem ocorrer novamente no futuro.
Os sintomas do AIT são iguais aos sintomas de um derrame e incluem:
- Alteração do estado de alerta (incluindo sonolência, perda de resposta, inconsciência ou coma)
- Alterações dos sentidos, como audição, paladar e toque
- Alterações do estado mental, como confusão, perda de memória, dificuldade de ler ou escrever, dificuldade de falar ou entender os outros
- Problemas musculares, como fraqueza, dificuldade de deglutição e dificuldade para caminhar
- Dormência ou formigamento em um lado do corpo
- Tontura ou perda do equilíbrio e coordenação
- Perda do controle sobre a bexiga e os intestinos
- Problemas nervosos, como paralisia e formigamento de um lado do corpo
Sinais e testes
Quase sempre, os sintomas e sinais do AIT terão desaparecido quando você conseguir chegar ao hospital. O diagnóstico do AIT pode ser feito somente com base no histórico médico da pessoa.
O médico realizará um exame físico completo para verificar problemas cardíacos e de vasos sanguíneos, bem como problemas com nervos e músculos.
O médico usará um estetoscópio para auscultar o coração e as artérias. Um som anormal chamado sopro pode ser escutado na artéria carótida do pescoço ou em outra artéria. O sopro é causado por um fluxo sanguíneo irregular.
Serão feitos exames para descartar a possibilidade de derrame ou de outras doenças que possam provocar os sintomas.
- É provável que uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada será feita. Um derrame mostrará alterações nesses exames, mas AITs, não.
- Angiograma, angiograma por tomografia computadorizada ou por ressonância magnética poderão ser realizados para ver se um vaso sanguíneo está bloqueado ou com hemorragia.
- Um ecocardiograma poderá ser feito se seu médico achar que você pode ter um coágulo sanguíneo no coração.
- O ultrassom da carótida (dúplex carotídeo) pode mostrar se houve estreitamento das artérias do pescoço.
- Um eletrocardiograma ou um monitoramento do ritmo cardíaco (Holter) pode mostrar se há ritmo cardíaco irregular.
O médico pode fazer outros testes para verificar a existência de hipertensão arterial, doença cardíaca, diabetes, colesterol alto e outras causas e fatores de risco para AITs e derrame.
Tratamento
Se você teve um AIT nas últimas 48 horas, provavelmente será internado no hospital para que os médicos possam procurar as causas e observá-lo.
Hipertensão arterial, doença cardíaca, diabetes e distúrbios sanguíneos devem ser tratados conforme necessário. Você será encorajado a fazer mudanças de estilo de vida para reduzir o risco de novos sintomas. Mudanças incluem parar de fumar, exercitar mais e comer alimentos mais saudáveis.
Você pode receber anticoagulantes, como aspirina ou warfarina para reduzir a coagulação do sangue. Alguns pacientes que apresentarem entupimento das artérias do pescoço podem precisar de cirurgia (endarterectomia). Se você tiver um batimento cardíaco irregular (fibrilação atrial), você será tratado para evitar futuras complicações.
Expectativas (prognóstico)
O AIT não causa danos permanentes no cérebro.
Entretanto, eles são um aviso de que você pode ter um derrame nos próximos dias ou meses. Mais de 10% das pessoas que têm AIT terão um derrame em até 3 meses. A metade desses derrames ocorre durante as primeiras 48 horas após um AIT. O derrame pode acontecer no mesmo dia. Algumas pessoas têm somente um episódio de AIT, enquanto outras apresentam mais de um.
Você pode reduzir a probabilidade de um derrame futuro fazendo um acompanhamento médico rigoroso para administrar os fatores de risco.
Quando contatar um profissional de saúde
O AIT é uma emergência médica. Ligue para 192 ou para outro número de emergência local imediatamente. Não ignore os sintomas simplesmente porque eles desaparecem. Eles podem ser o prenúncio de um futuro derrame.
Prevenção
Siga as instruções do seu médico sobre como prevenir AITs e derrames. Você provavelmente será orientado a fazer mudanças de estilo de vida e tomar medicamentos para tratar a hipertensão arterial ou colesterol alto.