Definição
A artrite reumatoide é uma doença crônica que leva à inflamação das articulações e dos tecidos circundantes. Ela também pode afetar outros órgãos.
Nomes alternativos
AR; Artrite – reumatoide
Causas
A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.
A artrite reumatoide pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum na meia-idade, mais frequentemente em mulheres.
Infecção, genes, mudanças hormonais e tabagismo podem estar relacionados com a doença.
A artrite reumatoide é menos comum que a osteoartrite, uma condição que afeta muitas pessoas devido ao desgaste das cartilagens que ocorre com o envelhecimento.
Sintomas
A artrite reumatoide geralmente afeta articulações dos dois lados do corpo de maneira simétrica. Dedos, punhos, cotovelos, tornozelos, quadril e ombros são as articulações mais frequentemente afetadas.
A doença geralmente começa devagar, normalmente com pouca dor nas articulações, rigidez e fadiga.
Os sintomas nas articulações podem incluir:
- É comum a rigidez matinal, que dura mais de uma hora.
- As articulações podem se tornar quentes sensíveis e rígidas quando não usadas por uma hora.
- De modo geral, a dor nas articulações é sentida nos dois lados do corpo.
- Com o tempo, as articulações perdem sua amplitude de movimento e podem se deformar.
Outros sintomas incluem:
- Dor no peito ao inspirar (pleurisia)
- Boca e olhos secos (síndrome de Sjögren)
- Ardência, coceira e secreção nos olhos
- Nódulos sob a pele (normalmente um sinal de doença mais grave)
- Dormência, formigamento ou ardência nas mãos e nos pés
Sinais e testes
Nenhum teste pode determinar com certeza se você tem artrite reumatoide. A maioria dos pacientes com a doença apresenta alguns resultados de testes anormais. No entanto, os resultados dos testes em alguns pacientes podem ser normais.
Dois testes de laboratório que são geralmente positivos e que ajudam no diagnóstico são:
- Fator reumatoide
- Anticorpo antipeptídeo citrulinado (anti-CCP)
Outros testes que podem ser realizados incluem:
- Hemograma completo
- Proteína C-reativa
- Velocidade de hemossedimentação (VHS)
- Ultrassonografia ou ressonância magnética das articulações
- Raio-X das articulações
- Análise de líquido sinovial
Tratamento
A artrite reumatoide geralmente requer um tratamento ao longo da vida toda, incluindo medicação, fisioterapia, exercício físico, medidas educativas e possivelmente cirurgia. Quando precoce, um tratamento agressivo pode retardar a destruição das articulações e prevenir deformidades.
MEDICAMENTOS
Drogas antirreumáticas modificadoras de doença (DARMDs): Essas drogas costumam ser as primeiras usadas em pacientes com artrite reumatoide. Elas são prescritas em conjunto com descanso, exercícios de fortalecimento e anti-inflamatórios.
- O metotrexato é o DARMD mais comumente usado para a artrite reumatoide. Leflunomide e hidroxicloroquina são outras opções.
- Sulfassalazina é um medicamento usado frequentemente em combinação com metotrexato e hidroxicloroquina (terapia tripla).
- Os benefícios podem ser observados apenas após várias semanas ou meses de uso.
- Essas drogas podem ter efeitos colaterais graves; portanto, é necessário fazer exames de sangue frequentes durante o período de sua administração.
Medicamentos anti-inflamatórios: Incluem a aspirina e os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs).
- Diminuem a dor e o inchaço;
- O uso a longo prazo pode causar problemas gástricos como úlceras e hemorragia e possíveis problemas cardíacos.
- Como não eles não previnem o dano à articulação se usados isoladamente, DMARDs devem ser usados em associação.
Medicamentos antimaláricos: Este grupo de medicamentos inclui a hidroxicloroquina. Normalmente são utilizados juntamente com o metotrexato. Pode demorar semanas ou meses até que você observe os benefícios desses medicamentos.
Corticoides: Esses medicamentos funcionam muito bem para reduzir o edema e a inflamação das articulações. Devido a efeitos colaterais de longo prazo, os corticoides devem ser tomados somente por curtos períodos e em baixas doses, quando possível.
Agentes biológicos: As drogas biológicas foram desenvolvidas para afetar partes do sistema imunológico que têm um papel no processo da doença.
Elas poderão ser receitadas quando outros medicamentos para a artrite reumatoide não funcionarem. Às vezes, o médico começa com as drogas biológicas antes, juntamente com outras drogas para a artrite reumatoide.
A maior parte delas são injetadas sob a pele (subcutâneas) ou em uma veia (intravenosas). Existem diferentes tipos de agentes biológicos.
Os agentes biológicos podem ser muito úteis no tratamento da artrite reumatoide. Entretanto, as pessoas que tomam esses medicamentos devem ser observadas atentamente devido a graves fatores de risco, como:
- Infecções por bactérias, vírus e fungos
- Leucemia ou linfoma
- Psoríase
- Reações alérgicas
CIRURGIA
Algumas vezes, é necessário cirurgia para corrigir as articulações gravemente lesionadas. A cirurgia pode incluir:
- Remoção da membrana sinovial (sinovectomia)
- Substituição total da articulação em casos extremos, o que pode incluir a substituição total de joelho, quadril, tornozelo, ombro e outros
FISIOTERAPIA
Exercícios de amplitude de movimento e programas de exercícios prescritos por um fisioterapeuta podem atrasar a perda de função da articulação e ajudar a manter os músculos fortes.
Às vezes, os fisioterapeutas usam máquinas especiais para aplicar calor profundo ou estimulação elétrica a fim de reduzir a dor e aumentar o movimento da articulação.
Técnicas de proteção das articulações, tratamentos de frio e calor e dispositivos como talas e órteses para ajudar a sustentar e alinhar as articulações podem ser muito úteis.
São recomendáveis períodos frequentes de repouso entre as atividades, além de 8 a 10 horas de sono por noite.
NUTRIÇÃO
Algumas pessoas com artrite reumatoide podem apresentar intolerância ou alergia alimentar. Uma dieta bem balanceada é recomendada. Pode ser útil comer alimentos ricos em ácidos ômega-3, como alguns peixes. Você deve parar de fumar. O álcool em excesso também deve ser evitado.
Grupos de apoio
Algumas pessoas podem achar útil participar de um grupo de suporte com outras pessoas vivendo com artrite reumatoide.
Expectativas (prognóstico)
O prognóstico depende da gravidade dos sintomas e da resposta ao tratamento. É muito importante consultar o seu médico regularmente, ajustando o tratamento para o melhor controle da artrite.
A falta de tratamento adequado pode resultar em dano articular permanente. Entretanto, o tratamento precoce com terapia tripla usando DMARDs com ou sem agentes biológicos pode diminuir a dor e o dano na articulação, melhorando o prognóstico da doença. É possível haver remissão da artrite reumatoide sem necessidade de outro tipo de tratamento se a terapia tripla é iniciada precocemente. Esses medicamentos são geralmente prescritos por especialistas chamados reumatologistas.
Complicações
Se não tratada adequadamente, a artrite reumatoide pode afetar praticamente todas as partes do corpo. As complicações podem incluir:
- Danos ao tecido pulmonar (pulmão reumatoide)
- Maior risco de endurecimento das artérias
- Lesão espinhal quando os ossos do pescoço são danificados
- Inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), o que pode levar a problemas com nervos, coração, cérebro ou pele
- Edema e inflamação da camada exterior do coração (pericardite) e do músculo cardíaco (miocardite), o que pode levar à insuficiência cardíaca
Os tratamentos para a artrite reumatoide podem causar efeitos colaterais graves. Converse com seu médico sobre os efeitos colaterais do tratamento e o que fazer caso eles ocorram.
Quando contatar um profissional de saúde
Entre em contato com o seu médico se tiver sintomas de artrite reumatoide.
Prevenção
Não há forma de prevenção conhecida. Tabagismo e infecção crônica das gengivas parece piorar a artrite reumatoide, sendo essencial parar de fumar e manter uma boa saúde bucal. O tratamento precoce adequado pode ajudar a prevenir danos adicionais às articulações.