Definição
Anomalias do sistema esquelético dos membros se referem a uma variedade de problemas na estrutura óssea dos braços e pernas.
Considerações
O termo anomalias do sistema esquelético dos membros é mais frequentemente utilizado para descrever defeitos nas pernas ou braços que estão associados aos seus genes ou cromossomos ou que ocorrem em decorrência de um evento durante a gestação.
As anomalias, com frequência, estão presentes ao nascimento.
As anomalias nos membros podem se desenvolver após o nascimento em pessoas que têm raquitismo e outras doenças que afetam a estrutura óssea.
Causas
Causas incluem:
- Câncer
- Doença genética e anomalias cromossômicas, incluindo síndrome de Marfan, síndrome de Down, síndrome de Apert e síndrome do nevo basocelular
- Posição inadequada no útero
- Infecções durante a gravidez
- Lesão durante o nascimento
- Desnutrição
- Transtornos metabólicos
- Problemas na gravidez, incluindo amputação de membro em decorrência de síndrome da banda amniótica
- Uso de certas drogas durante a gravidez incluindo talidomida, que faz com que a parte superior dos braços e pernas esteja ausente, e aminopterina, que leva a encurtamento do antebraço
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte o seu médico se tiver preocupações sobre o comprimento ou aparência do membro.
O que esperar da consulta médica
Um recém-nascido com anomalias no membro em geral apresenta outros sintomas e sinais que, quando observados em conjunto, definem uma síndrome ou condição específica. O diagnóstico da condição tem como base o histórico familiar, histórico médico e uma avaliação física abrangente.
Perguntas sobre o histórico médico podem incluir:
- Alguém em sua família possui anomalias esqueléticas?
- Houve quaisquer problemas durante a gravidez?
- Que drogas ou medicamentos foram tomados durante a gravidez?
- Que outros sintomas ou anomalias estão presentes?
Estudos laboratoriais como estudos cromossômicos, ensaios enzimáticos, raios-X e estudos metabólicos poderão ser realizados.