Definição
A amigdalite estreptocócica é causada por bactérias Streptococcus do grupo A.
Nomes alternativos
Faringite estreptocócica; Faringite estreptocócica; Tonsilite – estreptocócica; Dor de garganta – estreptococo
Causas
A amigdalite estreptocócica é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos, mas pode afetar pessoas de todas as idades.
A doença é transmitida de uma pessoa a outra por meio de secreção nasal ou saliva. A transmissão é frequentemente entre membros da mesma família ou pessoas que moram na mesma casa.
Sintomas
Os sintomas podem ser leves ou intensos. Geralmente, você começa a se sentir doente entre 2 a 5 dias após ter tido contato com a bactéria.
Sintomas comuns incluem:
- Febre que começa subitamente e que, muitas vezes, é mais alta no segundo dia
- Calafrios
- Garganta vermelha, algumas vezes com placas brancas
- Dor ao engolir
- Linfonodos do pescoço inchados e sensíveis
Outros sintomas incluem:
- Mal-estar generalizado
- Perda de apetite e paladar anormal
- Dor de cabeça
- Náusea
Algumas cepas do estreptococo podem provocar uma erupção cutânea similar à da escarlatina. Ela ocorre primeiro no pescoço e no tórax, e depois se espalha por todo o corpo. A erupção pode ser áspera.
A mesma bactéria pode causar sintomas de sinusite e infecção do ouvido.
Sinais e testes
Muitas outras causas de dor de garganta têm sintomas similares. O médico poderá solicitar um teste diagnóstico para diagnosticar a amigdalite estreptocócica antes de decidir prescrever um antibiótico.
Um exame rápido poderá ser realizado no consultório médico. No entanto, o teste pode ser negativo mesmo se o estreptococo estiver presente.
Se o resultado do teste rápido for negativo e seu médico ainda considerar infecção por estreptococo, um swab da garganta poderá ser realizado e encaminhado para cultura para verificar se há crescimento de bactérias. O resultado demora de um a dois dias.
Tratamento
A maior parte das dores de garganta é causada por vírus, e não pelo estreptococo.
Antibióticos geralmente são prescritos se o resultado do exame para estreptococo for positivo. Eles são receitados para prevenir problemas de saúde raros, porém mais graves, como a febre reumática.
A penicilina ou a amoxicilina geralmente são a primeira escolha de tratamento.
- Existem outras opções de tratamento.
- Os antibióticos devem ser tomados por 10 dias, apesar de que, em geral, os sintomas desaparecem em alguns dias.
As medidas a seguir podem ajudar a melhorar sua dor de garganta:
- Beba líquidos mornos, como chá com mel ou limão.
- Gargarejos várias vezes ao dia com água morna e sal (1/2 colher de chá em uma xícara de água).
- Beba líquidos frios ou chupe picolé.
- Chupe balas ou pastilhas para a garganta. Esses produtos não devem ser dados a crianças pequenas porque elas podem engasgar.
- Um vaporizador ou umidificador de vapor frio pode hidratar e suavizar a garganta seca e dolorosa.
- Analgésicos como ibuprofeno podem ser úteis. Nunca tome medicamentos sem antes consultar o seu médico.
Expectativas (prognóstico)
Os sintomas geralmente desaparecem em cerca de 1 semana. Se não tratada adequadamente, a infecção poderá causar complicações sérias.
Complicações
Complicações podem incluir:
- Doença renal chamada glomerulonefrite pós-estreptocócica
- Uma doença de pele com presença de manchas em forma de lágrimas pequenas, vermelhas e escamosas, que aparecem nos braços, nas pernas e no meio do corpo, chamada psoríase gutata
- Abscesso peritonsilar
- Febre reumática
- Escarlatina
Quando contatar um profissional de saúde
Consulte seu médico se você ou seu filho desenvolver os sintomas de amigdalite estreptocócica. Além disso, procure assistência médica se estiver sendo tratado e não estiver se sentindo melhor após 24 a 48 horas.
Prevenção
A maioria das pessoas com estreptococos transmite a doença até que tenham sido tratadas com antibiótico durante 24 a 48 horas. Elas devem ficar em casa e não ir à escola, à creche ou ao trabalho até que tenham tomado antibiótico por pelo menos um dia.
Compre uma escova de dentes nova quando não tiver mais risco de transmitir a doença, mas antes de terminar os antibióticos. Caso contrário, a bactéria pode permanecer na escova de dentes e reinfectá-lo quando você terminar o tratamento. Além disso, mantenha à parte as escovas de dente e os utensílios de seus familiares, a menos que tenham sido lavados.
Se ocorrerem repetidos casos de estreptococo na sua família, você pode verificar se alguém é portador do estreptococo. Os portadores têm o estreptococo na garganta, mas não adoecem. Às vezes, tratá-los pode evitar que outras pessoas da família contraiam amigdalite estreptocócica.